ESPECIALIDADES

Autismo (TEA)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne atraso no neurodesenvolvimento onde é desencadeado desde a infância.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipersensibilidade ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
As pessoas com autismo apresentam essas dificuldades, mas cada um deles é um indivíduo único e cada um passa por intensidade diferente.
Conforme estabelecido o diagnóstico pelo Neuropediatra ou mesmo neuropsicólogo, o transtorno também pode ser identificado em bebês ou mesmo em crianças, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.
Sinais de um individuo com Autismo
Prejuizos persistentes na interação social e comunicação (déficits na reciprocidade socioemocional), comportamentos e interesses restritos. Existem 3 condições que precisam estar presentes na criança, jovens ou adultos: linguagem verbal, não verbal ou integração das duas, iniciação e manutenção de relações de amizades, intimidade e o que é baseado em situações sociais, esteriotipias vocais ou motoras, adesão em temas ou objetos, inflexibilidade a rotinas e rituais em aspectos do ambiente e alterações sensoriais (hiporeatividade ou hiperreatividade). Tais condições dependem de 3 situações, precisando ter clareza pois é necessário aparecer essa identificação na primeira infância, clinicamente trazendo prejuízos significativos, observando o comportamento, existem o caminho para o diagnóstico que irá nortear e esclarecer os tratamentos necessários para cada criança e jovens (Plano de Ensino Individualizado diante das potencialidades, realizando manutenção de ensino e aprendizagem e dificuldades).
Durante o acompanhamento é possível ajudar o paciente a desenvolver habilidades sociais, gerenciar o estresse, responder a mudanças repentinas, entre outras dificuldades.
O psicólogo tem um papel fundamental no acompanhamento de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), em busca da promoção de qualidade de vida e saúde mental. A atuação de um psicólogo é essencial para dar suporte ao desenvolvimento social e à identificação das necessidades e dos desafios, além do estímulo à comunicação de um paciente com TEA, sejam elas crianças, adolescentes ou mesmo adultos.

TDAH
O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pelo distúrbio do neurodesenvolvimento sendo caracterizado pela desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Os sintomas ocorrem em crianças, jovens, adultos e dentre eles a agitação, inquietação, mexer as mãos, o pés e objetos, dificuldade de permanecer sentado, fala exagerada, dificuldade em manter a atenção em atividades longas, repetitivas ou mesmo que não seja de seu interesse, distração no ambiente ou nos próprios pensamentos.
Na impulsividade, as dificuldades em esperar a vez, leituras incompletas a respostas, interrupção em assuntos com pessoas, agir sem pensar.
Durante o desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento.
Os adultos apresentam dificuldades em organizar e planejar atividades da rotina, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre variadas atividades. Em relação aos sentimentos e emoções, o medo permanece presente em não conseguir dar conta dos afazeres e deixando trabalhos incompletos ou interrompem o que estão fazendo e começam outra atividade. Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados por outras pessoas, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou em relacionamentos amorosos.
O ensino de estratégias para cada paciente é eficaz no tratamento diante de mudanças no padrão de comportamento e estimulação de hábitos saudáveis, se mantido com pontualidade o paciente encontra formas de lidar com o desenvolvimento da rotina diária.

Ansiedade
Ansiedade é um sentimento de medo, apreensão, e se caracteriza por tensão ou desconforto ou mesmo de antecipação de perigo, de algo desconhecido.
A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação a estímulos, ou do que se observa como normal naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.
A maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica, é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração e se relaciona ao estímulo de algum momento ou mesmo quando acontecer de forma exagerada, desproporcional ou interfere na qualidade de vida.
A causa dos transtornos ansiosos infantis é muitas vezes desconhecida e provavelmente multifatorial, incluindo fatores hereditários e ambientais diversos.
Na avaliação e no planejamento terapêutico desses transtornos, é fundamental obter uma história detalhada sobre o início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes (relacionamentos conjugais, perdas, separações, doenças na família).
O tratamento é construído através de uma abordagem que inclui orientação aos pais na abordagem da terapia cognitivo comportamental para crianças, jovens e adultos.

Depressão
Na Depressão, as pessoas geralmente apresentam uma perda de prazer por suas atividades de rotina, apresentando sentimentos de angústia e até mesmo pensamentos, planejamento e ações para se confortar do sentimento de dor.
A depressão pode apresentar vários sintomas que devem ser analisados, por exemplo, uma tristeza logo após a morte de um ente querido nem sempre é uma depressão. Na maioria dos casos, a tristeza não impede uma pessoa de realizar suas atividades diárias. Como sintomas da depressão, podemos citar: sentimento de tristeza contínua, vazio, aflição, preocupação e receios infundados, insegurança, medo e ansiedade, autoestima rebaixada e sentimento de rejeição, pessimismo e falta de fé (não apenas religiosa), como também nas pessoas e nos tratamentos que estão sendo realizados, irritabilidade, tensão e agitação, diminuição da energia e do prazer para realizar atividades diárias, fadiga, isolamento, diminuição de apetite, sono e desejo sexual, alterações na capacidade de concentração, raciocínio e memória.
Vale destacar que cada pessoa apresenta sintomas diferentes, que podem ou não incluir os citados acima. Entretanto, o que se tem em comum é o fato de que todos os pacientes com depressão apresentam sintomas que afetam consideravelmente sua vida diária, havendo diminuição do rendimento na escola ou no trabalho e danos até mesmo nos relacionamentos pessoais.
Caso uma pessoa apresente sintomas semelhantes aos da depressão, é fundamental o auxílio de especialistas. Existem diversos tratamentos para a doença.
O paciente necessita de rede de apoio (amigos, familiares) e é fundamental para seguir um tratamento e adquirir qualidade de vida para enfrentar a doença.

Estresse
As situações de estresse no trabalho, casamento, a busca por um novo emprego, finanças, medo ou autoestima rebaixada, por exemplo, o nosso organismo libera hormônios como adrenalina e cortisol, que vão para o cérebro, musculatura e pressão sanguínea, para que estejamos preparados a essas situações.
Existem algumas formas eficazes de prevenir e até mesmo controlar o estresse causado por diversas situações vivenciadas na rotina. Primeiramente, é preciso diminuir a sobrecarga de tantas atividades e refletir sobre os momentos de lazer. A busca por momentos de equilíbrio e qualidade diante de uma rotina, deve ser organizada com dedicação em relação ao tempo das atividades de lazer e trabalho.

BURNOUT
Chamamos de Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico que fazem parte de situações de trabalho e demanda competitividade ou responsabilidade.
Envolve atitudes e condutas desfavoráveis com a organização e trabalho, usuários e clientes.
Os sinais do burnout seriam a falta de concentração, irritabilidade, raiva excessiva, retraimento social, isolamento, ansiedade, fadiga, dores de cabeça ou musculares.
À partir desses acontecimentos emocionais é sugerido apoio psicológico e médico para avaliar os sintomas e para conseguir restabelecer os seus objetivos de vida, além disso optar por melhores escolhas e aprender a identificar os sinais da mente e do corpo.

TOC
Transtorno Obssessivo compulsivo é um transtorno mental caracterizado por obsessões, compulsões ou mista (as duas características presentes).
Ocorre dificuldades para controlar os impulsos devido a ansiedade, sendo assim, a obsessão acontece através de pensamentos intrusivos e condutas impulsivas, podendo imaginar cenas indesejadas, gerando ansiedade, estresse e medo. Para que aconteça o alívio de sentimentos e emoções, pensamentos negativos que algo possa concretizar, o indivíduo desenvolve os comportamentos repetitivos, tornando-se regras rígidas e virando rotina.
Na compulsão são comportamentos repetitivos realizados pelo indivíduo como forma de diminuir o incômodo ou a ansiedade que a obsessão pode vir a causar, consumindo os afazeres diários pelo sentimento de medo e incômodo afetando a vida e afazeres diários.
O diagnóstico de TOC é clínico e o tratamento realizado após o diagnóstico feito pelo médico e Psicólogo visa a redução dos sintomas presentes.

Traumas
Os traumas podem afetar a memória, o pensamento, os sentimentos e as emoçõe.
O indivíduo expressa uma sequência de emoções negativas, como desamparo, opressão, paranóia, ansiedade, depressão.
Pode ocorrer dificuldade para dormir, irritação, raiva, isolamento social.
Para superar existem possibilidades de criar uma rede de apoio, conectando-se com outras pessoas que tenham passado por experiências semelhantes.
A Psicoterapia é uma forma de tratamento aos traumas emocionais, considerando os fatores emocionais e comportamentais.

Central de Atendimento
Nossa Central de Atendimento está pronta para oferecer todo o suporte necessário você.
Com atendimento humanizado, nossa equipe está disponível para esclarecer dúvidas, agendar consultas e fornecer informações detalhadas sobre nossos serviços.